domingo, maio 15, 2011

Operação Bolo!

Lá fui eu trelar na cozinha, fazer meu bolo de aniversário para comemorar com a turma de pintura, [tive aula de pintura artística e francês no meu aniversário - mas a turma do francês não chega a 10 pessoas... eu ia fazer um outro bolinho menor ou comprar um, mas fiquei com vergonha de dizer que era meu niver, então não foi um nem outro...].


Fiquei meio tímida, como sempre fico quando batem parabéns para mim, mas foi bem gostoso, adoro a turma, e como nos vemos várias vezes na semana, tenho mais intimidade, por assim dizer, do que com a turma de francês [gosto mt do pessoal do francês mas não nos falamos depois da aula, entende?], e a Poia apareceu por lá! Eu esperava e torcia pra ela ir lá comer meu bolo! Foi a melhor parte do dia! Ficar jogando conversa fora com ela ^^


Desde o final de semana que eu procurava receitas de bolo e dicas. Separei duas receitas de bolo de brigadeiro, hohohoho, e dicas de como cortar, rechear, deixar molhado, coberturas... optei por meio que misturar as receitas, usar uma calda de licor e cobertura de brigadeiro, para formiga nenhuma por defeito!

Assim que terminei o desjejum comecei a operação bolo, li novamente as receitas, separei os ingredientes nas quantidades indicadas [em potinhos de vidro, ficou tudo bem bonitinho como nas receitas da Ana Maria, huahauaha. Oi? Se bati foto? Estava empolgada e fui misturando logo, esqueci... u.u'].



Não fiz tudo só, minha mamis ajudou com as claras em neve, depois foi assistente na mistura e em ficar de tocaia se o bolo assava ou não... Ah, vou passar a receita! Anotem aí:



BOLO BRIGADEIRO MISTUREBA DA ABELHA
Bolo
- 4 ovos [Separe as claras das gemas]
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo [+ 1 colher de sopa de fermento]
- 3/4 de xícara de óleo
- 3/4 de xícara de achocolatado em pó [para ser dissolvido em...]
- 3/4 de xícara de água morna

Calda
- 200ml de água
- 100ml de licor de chocolate
- 100ml de licor de chocolate e avelãs creme
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de achocolatado em pó

Cobertura [brigadeiro!]
- 2 latas de leite condensado
- 6 colheres de chá de achocolatado
- 2 colheres de sopa de manteiga

Preparando
Primeiro, bata as claras em neve e reserve. Esquente a água e misture com o achocolatado, deixe reservado esfriando.Misture o açúcar com as gemas e depois bata até ficar homogêneo. Acrescente o óleo na bateteira, bata um pouco e coloque a água achocolatada aos poucos, bem como a farinha fermentada, com a batedeira funcionando. Bata mais um pouco e desligue, misture as claras em neve à massa, suavemente. Unte e enfarinhe a forma, despeje a massa lá e coloque no formo a 180ºC, leva uns 40min para assar...

Depois de assado, desenformado e frio, misture os ingredientes d
a calda e leve ao forno até ferver. Se seu bolo ficou fininho, como o meu, e não dá para cortá-lo ao meio, você vai furar em cima do bolo mesmo, com um garfo comprido, fazer vários furinhos e jogar a calda em temperatura ambiente sobre o bolo, regando ele.


Aí você vai fazer o brigadeiro. Ele seria o recheio também, mas eu disse, né, o bolo ficou fino, então sobrou um pouco já que foi usado só pra cobertura. Nada que seja problema, você pode fazer o grande sacrifício de comer a sobra xD ou enrolar como brigadeiro mesmo, hehehe. Para decorar a cobertura ralei uma linha de barra de chocolate branco e outra meio amargo e joguei em cima do bolo.

Não é querendo me gabá não, heueheuhe mas o bolo não durou nadinha, em menos de meia hora não tinha mais nada! [Ok, eu guardei uma fatia especialmente para minha mãe - meu pai não gosta de cholate nem bolo de chocolate -, e um pedaço para os meus irmãos, mas eu não lembro de um bolo ter acabado em menos de meia hora noutra festa xD - vai ver foi a falta de docinhos e salgadinhos, hehehehehe. Mas que o bolo tava gostoso, tava! Me pediram receita e tudo xDDD]

Cortando a primeira fatia... raspando o prato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário